Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Sailor Moon Dimension
Fórum para Sailor Moon Dimension Returns e a fanfic: Ameaças do tempo: Serena pode desaparecer. Ambiente sobre diversos assuntos a cerca de Sailor Moon e demais animes e atualidades.
Sexo : Mensagens : 806 Idade : 28 Inscrição : 10/10/2010 Localização : Portugal
Assunto: Guerra entre Portugal e Brasil Sex 8 Mar 2013 - 12:21
Bem, antes de tudo eu não quero ofender os brasileiros deste forum, mas sim aqueles que pensam que têm a mania e que andam sempre a falar mal de Portugal.
Um amigo meu fez este video a falar do Brasil.
Neste tópico podemos falar sobre esta discussão entre estes dois paises. Como disse antes, não queremos ofender aqueles que nos apoiam e que são nossos amigos, só queremos defender o nosso país e língua.
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sex 8 Mar 2013 - 12:54
É minha querida nem todo mundo sabe viver em um mundo globalizado como o que temos hoje. Há de se ter o respeito e boa conduta sempre e em qualquer lugar, porém muitos são aqueles que não aprenderam a respeitar seu semelhante.
S.Girl* Pluto Planet Power
Sexo : Mensagens : 806 Idade : 28 Inscrição : 10/10/2010 Localização : Portugal
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sex 8 Mar 2013 - 13:03
Esses adoram implicar com os portugueses. Eles que pensem que se não fossemos nós nem sequer existiam u.u
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sex 8 Mar 2013 - 18:26
Lucy, não sei se assistiu até o fim, mas eu discordo do vídeo, não acho apropriado tomá-lo como base para uma discussão sobre RESPEITO (entre Portugal e Brasil). Para mim, esse vídeo só pôs lenha em uma fogueira que nem deveria existir.
Na própria descrição do vídeo há os dizeres: “Português do Brasil é apenas a desculpa inventada pelos Brasileiros para não terem de admitir que são preguiçosos demais para aprenderem português correcto!”
Não entendi o propósito desse vídeo, ficou parecendo mais um desabafo – o que até certo ponto entendi – mas recheado de ódio nas declarações. A mensagem que passa é: Nós somos superiores a vocês e por isso vocês devem nos respeitar. A língua foi só o ponto de partida para a depreciação gratuita, se vocês repararem.
Nós notamos isso nas entrelinhas, nos “dados” apresentados ("Ah, o Brasil é só favela, nunca deixou de ser"), nas fotos com orelhas de burro em Dunga, na imagem da América do Sul coberta por fezes e tantas outras de extremo mau gosto.
Não é muito inteligente cobrar respeito de um país se você o inferioriza por mais de 14 minutos de gravação (e isso vai além, nos comentários no Youtube).
Em Québec (Canadá) se fala francês, mas o francês de lá tem entonações diferentes do falado na França! E isso levanta a seguinte questão: E DAÍ? Por que isso deveria incomodar tanto? A língua é algo mutante. Ela evolui, se modifica, agrega, descarta.
O Brasil é tão maravilhosamente diversificado, que viajar para outro estado É conhecer OUTRO MUNDO. Cheio de sotaques, regionalismos e rostos que refletem nossa miscigenação. Nós somos a Alemanha, o Japão, a África, a Itália, a Holanda e tantos outros países que deixaram aqui um pedacinho. Nós, também somos Portugal. Somos inclusive, antesde tudo, os índios¹ que aqui habitavam quando o Brasil ainda nem se chamava assim. E deixe-me dizer, acho lamentável que não falemos também o Tupi-Guarani!
Nossa língua é fruto desse caldeirão. Por isso, desculpa, acho um tanto arrogante dizer “Eles que pensem que se não fossemos nós nem sequer existiam”. Por favor. Só me entristece ler e assistir coisas assim. Uma rusga desnecessária. Deixo claro que, se o vídeo fosse feito por um brasileiro agredindo Portugal, eu também não apoiaria.
Sinto muito, mas eu não vou levar adiante esse discurso tão hostil apresentado no vídeo. Ele exige RESPEITO DERESPEITANDO. Nós deveríamos cultivar uma admiração mútua e não ficar atacando um ao outro.
Eu apoiaria um vídeo que esclarecesse o quanto é inútil, sem graça e ofensivo as “piadas de português”. Essas “piadas” pecam naquilo que se propõem a fazer: arrancar risos. Manifestações como essa mostrada nesse tópico só contribuem para gerar esse mal-estar, esse...olhar atravessado entre os dois países.
Dito isso, tenho certeza de que muitos brasileiros (e faço questão de incluir o pessoal desse fórum) RESPEITAM os portugueses e não apoiam o xingamento gratuito.
Lamentável o tópico, o vídeo e a discussão.
¹No vídeo, perto do fim (aos 12:20 mais ou menos) ainda há a – extremamente – infeliz declaração: “E acho que este clipe mostra a falta de respeito que os brasileiros têm por Portugal. E prova que, eles são simplesmente uns índios mal agradecidos.” Reparem como a expressão “índios mal agradecidos” é falada com desdém. Interessantíssimo incluir o “falta de respeito” na frase, não é?
Sun Knight Admin
Sexo : Mensagens : 2909 Idade : 39 Inscrição : 17/07/2010 Localização : São Paulo - SP
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sex 8 Mar 2013 - 23:40
Eu concordo com a Luanita.
Existem pessoas boas e ruins nos dois lados, o problema é que o brasileiro é conhecido pela falta de educação na Internet por uma grande maioria, eu jogo online e os piores jogadores são os brasileiros. São mal-educados e trapaceiros.
Mas também tem gente legal, e o vídeo está generalizando os brasileiros de uma forma muito superficial.
Não tenho nada contra os portugueses, parte da minha família é de origem portuguesa porém o rapaz está equivocado quanto a alguns conceitos de nossa língua.
Adoro Portugal e o meu futuro cunhado é português, ele mesmo não concordaria com as alegações desse vídeo.
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sáb 9 Mar 2013 - 0:01
Tenho descendência portuguesa e acho um charme a maneira como se fala em Portugal é muito bonito. Mas quanto as minhas citações é que infelizmente este vídeo não foi uma feliz ideia. Como disse antes há pessoas que não sabem conviver com a globalização nos disa de hoje e não se aprofundam em rever certos conceitos. Em certo ponto até que achei válido o tópico pois podemos perceber que a humanidade ainda tem muito que evoluir antes de mais nada. De pleno acordo com Luanita. E mais que tudo estamos aqui é para promover a amizade, conhecer novas culturas, estreitar laços e do que depender de nós como a Luanita colocou, respeitamos a toda e qualquer cultura, classe social e afins, sendo totalmente radical contra qualquer prática que vá contra os bons princípios e principalmente as regras do fórum. Querida S.Girl seu amigo precisa rever alguns conceitos e mudar a maneira de ser para que se torna uma pessoa ainda melhor. Mas foi válido até o tópico para vermos que mesmo com tanto desenvolvimento, tanta tecnologia, ainda há pessoas que precisam evoluir e ver o mundo com outros olhos e se tornarem mais flexíveis. Foi uma partilha de valores e visão sobre o mundo interessante, mas que não nos levará a lugar algum. Curioso ver que ainda há pessoas que infelizmente estão com seus pensamentos em um tempo que não cabe nos dias de hoje e que precisam revê-los. Enfim, acho que podemos concluir o tópico.
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sáb 9 Mar 2013 - 0:47
É, mas infelizmente é assim, existem nós, os bons que amamos nossos conterrâneos, assim como os ruins que quer apenas a "difamação" de nosso pais, é como a faca de dois gumes.
Mas da minha parte concordo com a tenoh, pra que tudo isso, o mundo não é feito apenas de "racistas de cultura", o mundo é irmandade, e nós brasileiros somos gratos a isso (inclusive Portugal), pois somos muiticuturais, varias culturas mistas que formaram o Brasil de hoje.
E reafirmando que a sere-sama disse, seu amigo precisa rever umas 4 vezes esse assunto não só pensando nos que vos despreza, mas pensando nos quem vos admira.
Assunto: Re: Guerra entre Portugal e Brasil Sáb 9 Mar 2013 - 1:37
Bem meus queridos visto a diversidade de todos creio que possamos dar por encerrado o assunto. Não creio que haja necessida de prolongar ainda mais o assunto já que vários pontos foram bem esclarecidos e o mais importante de forma cordial, que conduz com nossa maneira de ser. Foi interessante essa partilha, um questionamento saudável,mas que nos trouxe em nós, ao menos em mim sinto isso, que ainda temos muito a aprender e rever nosso comportamento e nossos pensamentos diante de qualquer situação. Então estou encerrando este tópico queridos.