bem, neste mês, a microsoft lançou a versão beta do tão criticado windows 8.
a versão pode ser baixada em *.ISO no site da microsoft.
de primeira impressão parece interessant(graficos semelhante ao seven, tema aero reestruturada,
loco de ótimo, mas naum contava que.....
...maioria dos apps que possui (resumindo: tudo!!!) é para tablets e aparelhos do genero (ipads, iphones, etc...)
consegui a versão beta pro meu note (agora possuo o 7 e o 8 xD),
e para minha surpresa ele é bem compacto ( o windons 7 usa cerca de 8.6 Gb do hd quanto ao denveloper usa apenas 400 mb)
e consome apenas 241mb de memoria ram (então pcs antigos podem instalar ele tranquilinho e sem travas, mas aconcelho 1gb de ram )
a area de trabalho inicia em segundo plano (quando inicia o windons 8, ele ja parte direto para o menu iniciar (podendo localiza ele como atalho lá xd)
o menu iniciar muda completamente (o menu ocupa a tela toda do aparelho e é deslizavel [pra quem tem tablets é igual ver foto em celular touch, só deslizar com o dedo)
(imagem da internet - como naum possui paint, fica dificil tirar printscreen xd)
bem, os programas basicos (que todos os SO da série tem) naum possuem (eu tenho o 8 e até agora naum achei a calculadora, o wordpad, o bloco de notas e nen o paint)
em substituição foi colocado programas de divertimento (coolpaint, beatbox, piano key, classic sokoban, entre outros) e deram prioridade a apps (ou windgets) que usam recursos online (twitter, facebook, orkut) e naum possui o live messenger (sendo possivel instalar, vai depender se for compativel)
e como disse, a maioria dos programas necessitam de funcionamento touch (ultilização de mais de um dedo, ja que meu mousetap do notebook só aceita um xd)
mas como ainda esta em fase beta (amostra), é normal que falte alguns (ou na minha opinião, os principais recursos) mas ainda temos 1 ano (data que vence minha versão do Windows 8) para saber o que tera de novo =)
e para quem possuem tablets, aguarde que podera vir coisas ainda naum pensada para ele xd
então, quem quiser experimentar ele, só entrar no site da microsoft e baixar ele (ocupa um dvd apenas) e se divertir em seu pc, note ou tablet =)
dai pra instala em um tablet ja é outras mil que só vo explica em outra oportunidade xd