Recentemente enquanto acessava o site de downloads Baixaki (www.baixaki.com.br), me deparei com um artigo que tratava de um assunto amplamente pesquisado e discutido no mundo da ciência cibernética, a chamada Computação Biomolecular.
Link: Baixaki - Computação Biomolecular
Computadores de DNA
Este tipo de assunto que outrora nos parecia tão distante e normalmente que inicia-se uma discussão sobre o mesmo seria tratado como maluco, hoje já é uma realidade, e a verdade é que amplos estudos tem sido realizados com base nos assuntos envolvendo a computação e suas possibilidades.
Para aqueles que estão habituados ao mundo dos animes, já devem ter acompanhado alguma situação em que realidades alternativas a computação biomolecular foram apresentadas, dentre as séries que já abrangeram o assunto é possível referenciar Ghost In The Shell, e até mesmo a consagrada e perturbadora Neon Genesis Evangelion.
O fato é que o mundo da computação tem avançado em velocidade alucinante, quando dez anos atrás ao final do século XX ainda falavamos sobre disquetes e discos rígidos com 20 Gigabytes de memória, hoje a situação é bem diferente. Naquela época os estudos sobre a area da computação e da robótica ainda estavam em sua gênese, as opções tecnólogicas da época também eram mínimas. Atualmente já podemos imaginar Hds com vários e vários Terabytes (1000 GB!!!!!!) com capacidade para armazenar dados. Isso para não falarmos que os estudos mais avançados em computação já veem a aurora dos petabytes como sendo uma realidade no dia a dia dos seres humanos.
Dentre todas estas descobertas e possibilidades no mundo da computação perguntas surgem na mente das pessoas como: Quais são os limites disso tudo? A resposta para a quetão permanecerá e é perfeitamente plausível acreditar que jamais teremos a resposta para esta pergunta.
Assim sendo, seguem os estudos sobre a computação biomolecular: células vivas processando dados como computadores... E mais elas precisam de alimento... Logo veremos um novo tempo começando, a humanidade logo avançará em velocidade mais alucinante para um futuro cheio de possibilidades, as quais podem ser sua salvação ou seu derradeiro fim.