Sailor Moon Dimension

Sailor Moon Dimension

Fórum dedicado ao projeto SMD Ameaças do tempo: Serena pode desaparecer. Ambiente voltado ao anime Sailor Moon bem como demais animes, e assuntos gerais da atualidade.
 
InícioPortalMembrosGruposFAQRegistrar-seLogin
Últimos assuntos
»  10.09.2016 10 ANOS DE SMDIMENSION
Sex 2 Dez 2016 - 20:12 por Pairos

» AMIGO SECRETO SMD 2016
Qui 1 Dez 2016 - 20:42 por Jessica

» Túnel do Tempo - Anos 90 e 2000
Qua 23 Nov 2016 - 12:07 por Serenity Eternal

» PROJEÇÃO ASTRAL
Sex 11 Nov 2016 - 18:38 por Serenity Eternal

» Nostalgia Cartoon Network
Sex 11 Nov 2016 - 18:32 por Serenity Eternal

» DIÁRIO DE BORDO
Sex 9 Set 2016 - 11:12 por Serenity Eternal

» Produtos Lunares \o
Qua 17 Ago 2016 - 16:44 por Serenity Eternal

» OPERAÇÃO PENTE FINO!
Sex 15 Jul 2016 - 16:12 por Serenity Eternal

» DICAS DE LIVROS!
Qui 14 Jul 2016 - 21:08 por Serenity Eternal

» Hora dos rabiscos da Jessica!!!
Qui 7 Jul 2016 - 20:13 por Serenity Eternal

» O retorno "não tão" triunfante de Marquinhos Samurai...
Qui 7 Jul 2016 - 20:09 por Serenity Eternal

» SAILOR MOON PARA COLORIR DIGITAL
Qui 7 Jul 2016 - 20:08 por Serenity Eternal

» SMC - TERCEIRO ARCO
Seg 4 Jul 2016 - 1:20 por Serenity Eternal

» [CINEMA] qual foi o último filme que você assistiu?
Seg 4 Jul 2016 - 1:00 por Serenity Eternal

» Aberturas e Encerramentos
Seg 27 Jun 2016 - 21:14 por Jessica

Tópicos similares
Like/Tweet/+1
Fórum


Parceiros


Tópicos mais visitados
Jogo de nomes de personagens de anime e mangá
[CINEMA] qual foi o último filme que você assistiu?
Digimon World Championship: tabela de digivoluções
Caça Palavras Psicológico
Fanfic e Fanarts de Haruka e Michiru
continue a historinha
[Multifórum] Banco de dados dos digimons do Helder
A verdade por tras do desenho "Hora de Aventura"
Broches e evoluções
BANNER DO MÊS
Social bookmarking
Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Sailor Moon Dimension em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Sailor Moon Dimension em seu site de social bookmarking
Top dos mais postadores
Serenity Eternal (3468)
 
Sun Knight (2909)
 
Jessica (2590)
 
Pairos (1630)
 
bia. (1285)
 
Kisa (1268)
 
Nati Oliveira (1101)
 
S.Girl* (806)
 
marquinhos samurai (805)
 
dharien (684)
 
Últimos Conectados
Fórum



Compartilhe | .
 

 A arte do Projeto Arquitetônico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
phoenix
Moon Crystal Power
Moon Crystal Power


Sexo : Masculino
Mensagens : 226
Escorpião
Idade : 26
Inscrição : 19/07/2010
Localização Localização : Prudentópolis / PR

MensagemAssunto: A arte do Projeto Arquitetônico   Sab 2 Mar 2013 - 0:25

“Quem for a Brasília pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer
que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso – invenção”, afirmou
Niemeyer, em entrevista concedida em 2001.

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba - Paraná

É com essa frase que pretendo iniciar uma série de postagens e escritos que pretendem trazer ao fórum uma área da arte que fascina a todo mundo. A arquitetura é muitas vezes nos apresentada por meio de imagens e impressões, sem jamais termos a oportunidade de vermos os pormenores da obra que foi tão dedicamente elaborada por algum talentoso arquiteto. Arquitetura é uma arte inventiva e criativa, que vai muito além dos palácios e templos antigos, tocando o mundo atual de uma maneira tão peculiar e fascinante que faz com que desejemos permanecer em certos lugares eternamente. De Donato Bramante a Oscar Niemeyer iremos conhecer e investigar um pouco mais sobre esse mundo.

Para iniciar essa série resolvi pegar leve e analisar um prédio que é mundialmente famoso, e com o qual eu tenho uma relação especialissíma: o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba.

O MON em Curitiba tem uma função especial em Curitiba ele é considerado o principal ponto cultural da capital paranaense. O complexo abriga dois prédio sendo o principal o Edíficio Castello Branco, a estrutura original erguida sobre elegantes pilotis em formato de trapézios, em concreto armado, contendo subsolo, térreo e 1º pavimento, foi projetado em 1967 pelo próprio Oscar Niemeyer.


Edíficio Castello Branco

Este edífico em particular possui o segundo maior vão livre do Brasil, 65 metros, sim parece que você será esmagado por toneladas de concreto, que magicamente flutua sobre os campos verdes do Centro Cívico. *_* Nesse edíficio é possível conferir no subsolo a exposição permanente de maquetes e alguns croquis do Mestre, bem como variáveis exposições de artistas, até Goya já esteve lá mostrando suas maravilhas. No térreo está o auditório, um café maravilhoso, e uma lojinha de souvenires super bacana; já no primeiro pavimento tem algumas salas de exposições auditório.

Bom a partir daí é que vem a sessão mais aclamada do complexo o anexo A Torre, vulgo Olho. Um salão de 70m sustenados por uma pilastra de 10m de largura, possuindo um balanço de 30m para cada lado, chocante não? Sem contar os magníficos 30m de altura. Pensar que você está tão levemente sustentado por concreto? Sim é uma sensação incrível que só Niemeyer com o auxílio de seu brilhante engenheiro calculista José Carlos Sussekind.


Museu Oscar Niemeyer - Anexo

Ah também é impossível não comentar da magnífica rampa, onipresente nos trabalhos de Niemeyer, aqui não poderia faltar, ela tem 6m de largura e permite que você visualise o belo espelho d'água. Pra não falar da sensação de caminhar pela passarela. O complexo possui 4 pavimentos para exposição.

Por fim para complementar este texto, segue o memorial descritivo do próprio Oscar Niemeyer:

"Era um prédio construído 40 anos atrás, suspenso em pilotis, com vãos de 30 e 60 metros e as fachadas cegas como a iluminação zenital adotada permitia. Era tão leve e atualizado que surgiu a idéia de transformá-lo num museu de arte. E isso explica o grande salão projetado, solto no ar, com 70m de comprimento e 30m de largura. As rampas de acesso indispensáveis, e o novo museu a exibir com sua forma diferente os milagres que o concreto armado oferece à arquitetura contemporânea."

"A idéia é transformar um edifício que projetei muitos anos atrás num grande museu, metamorfose que, para surpresa minha, não apresentou maiores problemas. Será tão bem sucedida que o museu imaginado constituirá, sem dúvida, uma obra espetacular.

A minha sugestão é que o novo museu ocupe todo o edifício existente, o que é possível com poucas modificações.

No térreo, por exemplo, o que existe seria. Nada de novo aí deveria ser construído: o espaço faz parte da arquitetura, e isso é que garante a este antigo prédio a dignidade arquitetural procurada. O auditório seria apenas melhorado; o grande quadrado envidraçado ao lado dele, adaptado em função dos congressos que ali poderiam ser programados. o mesmo acontecendo no outro extremo do edifício onde a área construída serviria perfeitamente para os serviços de recepção, direção etc. (...)

Nas faixas externas, deixando livres os espaços vazios entre as vigas da cobertura, criaria para as salas de trabalho a ventilação e a iluminação zenital indispensáveis. Para as faixas centrais, verifiquei, satisfeito, que, destinando-as a serviços adequados como biblioteca, arquivo, almoxarifado, depósito etc., nenhum problema funcional haveria.

Quanto aos salões de exposições e serviços anexos, a minha idéia foi sempre que só no terraço poderiam ser localizados, levando em conta os problemas de pé direito e esse jogo de áreas abertas e fechadas que faz parte da arquitetura mais livre e criativa que prefiro.

O acesso ao museu seria feito por dois elevadores e uma rampa imponente com seis metros de largura. Aí os visitantes se veriam num grande jardim, com espelhos d'água e esculturas, e, protegidos pela extensa marquise, poderiam chegar aos salões do museu e ao bloco de apoio.

O grande salão de exposições terá 40 m x 60 m, altura de 14 m, prestando-se assim aos mais variados tipos de exposição. É difícil encontrar, mesmo no exterior, um salão de tais dimensões.

O bloco de apoio terá de 40 m x 20 m, e a minha idéia é nele prever um restaurante, um pequeno auditório, uma livraria e três lojas. (...) Para esses dois grandes espaços, que constituem o museu propriamente dito, estudei um tipo de estrutura que em nada interfere na construção existente. Os apoios são externos e a estrutura metálica, mais fácil de construir e mais leve, principalmente.

O novo museu poderá contar com salas de trabalho, reuniões, desenho, cursos, auditório, reserva técnica e áreas destinadas a biblioteca, arquivo, almoxarifado, depósito etc. Em todas elas as divisões internas serão removíveis a fim de atender os problemas funcionais imprevisíveis que no futuro o museu possa enfrentar."


Espero que tenham gostado pessoal. ^^
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sun Knight
Admin
Admin


Sexo : Masculino
Mensagens : 2909
Libra
Idade : 31
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : São Paulo - SP

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Sab 2 Mar 2013 - 0:28

Não sei de vcs, mas eu adorei. Continue trazendo novidades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
marquinhos samurai
Pluto Planet Power
Pluto Planet Power


Sexo : Masculino
Mensagens : 805
Peixes
Idade : 23
Inscrição : 19/07/2010
Localização Localização : Ponta Grossa - Paraná

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Sab 2 Mar 2013 - 2:45

o belo e digno "museu do olho" de oscar niemyer

é muito lindo lá, fica perto de casa quase, questão de 2 km rsrs, fui la duas vezes, e pretendo ir mais, assim que me sobrar tempo =)
Voltar ao Topo Ir em baixo
https://www.facebook.com/extreme.vns
Jessica
Submarine Reflection
Submarine Reflection


Sexo : Feminino
Mensagens : 2590
Peixes
Idade : 21
Inscrição : 04/10/2010
Localização Localização : SP

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Sab 2 Mar 2013 - 15:16

estava estudando esse tipo de estrutura nessa semana, na faculdade x)
continue trazendo coisas assim!! =D
eu, pelo menos, acho legal x)
Voltar ao Topo Ir em baixo
phoenix
Moon Crystal Power
Moon Crystal Power


Sexo : Masculino
Mensagens : 226
Escorpião
Idade : 26
Inscrição : 19/07/2010
Localização Localização : Prudentópolis / PR

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Dom 3 Mar 2013 - 17:21

Sim Marquinhos o MON é Maravilhoso, eu passo lá todo FdS. E entro no museu quase todo mês *____________* Amo ficar pensando no mestre enquanto eu estou lá. Por sinal quando ele fez a Torre, no caso O Olho, ele quis preservar o conceito de "Leveza" que o Edífico Castello Branco possui. o Castello tem uma vão livre de 65m, o segundo maior do Brasil. Vou preparar mais uma matéria em breve, ela será sobre um prédio que não fica no Brasil desta vez, mas que todos vão gostar de ver ^^ Um dos meus Arqs favoritos que fez ele. \o/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Dom 3 Mar 2013 - 18:14

arrasou meu caro gostei muito, smd também é cultura e conhecimento
muito bem meu querido
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Kisa
Moderador
Moderador


Sexo : Feminino
Mensagens : 1268
Escorpião
Idade : 31
Inscrição : 26/07/2010
Localização Localização : Acre da Região Sudeste

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Dom 14 Abr 2013 - 15:16

Poxa, bacana Duh, gostei.

A arquitetura é tão importante quanto qualquer outras área das artes. Mas hoje eu sinto que perdemos muito nesse termo, visto que moramos em "caixotes" e ha 100 anos atrás a arquitetura era muito mais trabalhada.

Traga mais textos desse tipo =*
Voltar ao Topo Ir em baixo
S.Girl*
Pluto Planet Power
Pluto Planet Power


Sexo : Feminino
Mensagens : 806
Escorpião
Idade : 20
Inscrição : 10/10/2010
Localização Localização : Portugal

MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Sex 19 Abr 2013 - 21:24

wow
que sitios bonitos
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://girly-chanblog.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A arte do Projeto Arquitetônico   Hoje à(s) 6:06

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

A arte do Projeto Arquitetônico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Mack Superliner- 1/24 cavalo mecânico.....
» NR 600R - Empiná é uma arte.....Cair faz parte!!!
» Ford 26 - Rat Rod o Segundinho FINALIZADO !!!!
» - Ford '32- 3 window -
» Meus dioramas em escala 1:400 e 1:500

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Sailor Moon Dimension :: Espaço Cultural-