Sailor Moon Dimension

Sailor Moon Dimension

Fórum dedicado ao projeto SMD Ameaças do tempo: Serena pode desaparecer. Ambiente voltado ao anime Sailor Moon bem como demais animes, e assuntos gerais da atualidade.
 
InícioPortalMembrosGruposFAQRegistrar-seLogin
Últimos assuntos
»  10.09.2016 10 ANOS DE SMDIMENSION
Sex 2 Dez 2016 - 20:12 por Pairos

» AMIGO SECRETO SMD 2016
Qui 1 Dez 2016 - 20:42 por Jessica

» Túnel do Tempo - Anos 90 e 2000
Qua 23 Nov 2016 - 12:07 por Serenity Eternal

» PROJEÇÃO ASTRAL
Sex 11 Nov 2016 - 18:38 por Serenity Eternal

» Nostalgia Cartoon Network
Sex 11 Nov 2016 - 18:32 por Serenity Eternal

» DIÁRIO DE BORDO
Sex 9 Set 2016 - 11:12 por Serenity Eternal

» Produtos Lunares \o
Qua 17 Ago 2016 - 16:44 por Serenity Eternal

» OPERAÇÃO PENTE FINO!
Sex 15 Jul 2016 - 16:12 por Serenity Eternal

» DICAS DE LIVROS!
Qui 14 Jul 2016 - 21:08 por Serenity Eternal

» Hora dos rabiscos da Jessica!!!
Qui 7 Jul 2016 - 20:13 por Serenity Eternal

» O retorno "não tão" triunfante de Marquinhos Samurai...
Qui 7 Jul 2016 - 20:09 por Serenity Eternal

» SAILOR MOON PARA COLORIR DIGITAL
Qui 7 Jul 2016 - 20:08 por Serenity Eternal

» SMC - TERCEIRO ARCO
Seg 4 Jul 2016 - 1:20 por Serenity Eternal

» [CINEMA] qual foi o último filme que você assistiu?
Seg 4 Jul 2016 - 1:00 por Serenity Eternal

» Aberturas e Encerramentos
Seg 27 Jun 2016 - 21:14 por Jessica

Tópicos similares
Like/Tweet/+1
Fórum


Parceiros


Tópicos mais visitados
Jogo de nomes de personagens de anime e mangá
[CINEMA] qual foi o último filme que você assistiu?
Digimon World Championship: tabela de digivoluções
Caça Palavras Psicológico
Fanfic e Fanarts de Haruka e Michiru
continue a historinha
[Multifórum] Banco de dados dos digimons do Helder
A verdade por tras do desenho "Hora de Aventura"
Broches e evoluções
BANNER DO MÊS
Social bookmarking
Social bookmarking Digg  Social bookmarking Delicious  Social bookmarking Reddit  Social bookmarking Stumbleupon  Social bookmarking Slashdot  Social bookmarking Furl  Social bookmarking Yahoo  Social bookmarking Google  Social bookmarking Blinklist  Social bookmarking Blogmarks  Social bookmarking Technorati  

Conservar e compartilhar o endereço de Sailor Moon Dimension em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Sailor Moon Dimension em seu site de social bookmarking
Top dos mais postadores
Serenity Eternal (3468)
 
Sun Knight (2909)
 
Jessica (2590)
 
Pairos (1630)
 
bia. (1285)
 
Kisa (1268)
 
Nati Oliveira (1101)
 
S.Girl* (806)
 
marquinhos samurai (805)
 
dharien (684)
 
Últimos Conectados
Fórum



Compartilhe | .
 

 Estudos Semióticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Estudos Semióticos   Qui 22 Jul 2010 - 23:42

Oi pessoal tudo bem?
Eu em minhas buscas aqui nos meus cd's de 4 anos atrás achei um artigo muito interessante sobre Sailor Moon.
Uma pena não estar mais online mas é super curioso
vou por aos poucos pra vocês porque é enorme rs,




ESTUDOS SEMIÓTICOS 2006

Sailor moon: uma análise semiótica de manga
Tâmara Cintra LEONI (FFLCH-USP)
e Tatiana Ludmila BRANDÃO (FFLCH-USP)



RESUMO: A análise proposta, tematiza o manga Sailor Moon, escrito por Naoko Takeuchi. Analisa-se a primeira saga escrita pela autora, Sailor Moon Classic, dividindo-se da seguinte maneira: os níveis fundamental e narrativo tratam do manga através de um aspecto geral. O nível discursivo enfocará a personagem principal, Usagi Tsukino (Sailor Moon).
PALAVRA-CHAVE: semiótica; manga; astrologia; cultura japonesa.
ABSTRACT: It will be analyzed the first story of the manga Sailor Moon, the Sailor Moon Classic, written for Naoko Takeuchi. It’ll be divided: the fundamental and narrative levels will treat the story by a general point of view. The discursive level will treat the main character, Usagi Tsukino.
KEYWORDS: manga; astrology; Japanese culture
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Qui 22 Jul 2010 - 23:56


1- Manga

Manga, que traduzido significa desenho involuntário é uma prática antiga no Japão. Um monge budista do século XII, esculpindo blocos de madeira fez uma sátira da vida de alguns sacerdotes e nobres do Japão. No entanto a famosa arte de desenhar em histórias com balõezinhos só foi existir no final do século IXX, com a influência dos quadrinhos ocidentais. Osamu Tezuka incorporou essa novidade a suas técnicas e renovou a arte de produzir mangas no Japão.
Porém as diferenças entre os quadrinhos ocidentais e os quadrinhos orientais são muito grandes. Pra começar, os japoneses preferem fazer de pessoas comuns grandes heróis. Depois vem a duração dos quadrinhos, que no oriente dão mais vazão aos traços e desenhos, diminuindo os textos de cada página. E para terminar a diferença, a autoria dos mangas, é em grande parte de mulheres. Isso acarreta as histórias do manga uma visão feminina da realidade, mas que na maioria das vezes se adapta ao gosto do público masculino também.

Antes da revolução de Osamu Tezuka, os mangas eram sem abrangência no caráter psicológico das personagens, que serviam apenas como narradores de uma história. Tezuka uniu a arte do manga a produções cinematográficas, igualando as figuras a imagens como as de cinema e um enredo mais profundo e complexo, dando aos mangas maior riqueza de detalhes.Atualmente há mangas sobre todos os assuntos. Até existe uma nomenclatura que divide a produção por público alvo: shonen (garotos), shojo (garotas), seinen (rapazes), redisu ou redicome (moças), seijin (adultos, principalmente mangás eróticos para homens).

2- Naoko Takeuchi

Naoko Takeuchi nasceu em Kofu uma província de Yamanashi, antes de se tornar manga-ka (escritora de manga) era farmacêutica. Com “Love Call” teve seu primeiro trabalho de destaque e assim surgiram seus prêmios pela revista Comics Nakayoshi da editora Kodansha. Escreve o manga Codiname wa Sailor V” em 1991 para a editora concorrente Run-Run, que era a história de uma menina que recebia poderes especiais através de um gato para combater os vilões. Com o sucesso de “Codiname wa Sailor V” a editora Kodansha pede a Naoko que produza uma história semelhante. Para não haver problemas, Naoko Takeuchi, cria em fevereiro de 1992 uma nova heroína (Usagi Tsukino) a Sailor Moon, Aperfeiçoou a narrativa e criou seu maior sucesso a “Bishoujo Senshi Sailor Moon” (Graciosa guerreira Sailor Moon), que inclusive foi transformado em anime e teve sua estréia já no dia 7 de Março de 1992.
A então história teve cinco fases: Sailor Moon Classic, Sailor Moon R, Sailor Moon S, Sailor Moon Super S e Sailor Moon Stars, com o surgimento de novas Sailors. A protagonista de “Codiname wa Sailor V”, também participa da saga como a Senshi Sailor Vênus. Sailor Moon foi encerrado tanto no anime quanto no manga na fase Stars, porém Codiname wa Sailor V é publicado até hoje. Há quem diga que a autora quer coincidir o final de Codiname wa Sailor V com o início de Sailor Moon, ou com o surgimento de Minako Aino(Sailor Vênus) na saga. Inclusive em Sailor Moon, há citações de Codiname wa Sailor V em forma de jogos no fliperama. Para criar a sua nova heroína, Sailor Moon, Naoko se inspirou na sua própria vida, dando o nome da sua família à Usagi Tsukino.

3 – O manga Sailor Moon

A saga começa com a descoberta da personagem Usagi Tsukino (uma estudante de 14 anos), de ser Sailor Moon, uma guerreira da lua, por meio da gatinha falante Luna. Esta lhe dá um broche para que ela possa transformar-se na heroína.
Sailor Moon precisa salvar o mundo da destruição que seu inimigo, o Dark Kingdom (ou Negaverso), comandado pela rainha humana Beryl, planeja. Dark Kingdom precisa da energia dos seres humanos para conseguir despertar a grande rainha Metalliia (ou Metaria) e assim, conquistar seus objetivos. Contudo, para auxiliar a rainha Beryl existem os quatros grandes comandantes, que, controlando demônios, atacam as Sailors e os seres humanos.

Durante a saga, Sailor Moon e os outros precisam detê-los, para evitar que eles suguem a energia das pessoas, e, conseqüentemente, as matem. Em meio a essas várias missões, Usagi descobre duas amigas para ajudá-la: Ami, Sailor Mercúrio; e, Hei, Sailor Marte. Além disso, há sempre a ajuda do misterioso cavaleiro mascarado, Tuxedo Mask (ou Tuxedo Kamen), um jovem de fraque que usa uma máscara, e, sempre salva as garotas quando necessário. Por ser tão belo e corajoso, Usagi se apaixona por ele, e ele por ela. Além disso, com o passar do manga, novas heroínas surgem: Sailor Júpiter, Makoto; e Sailor Vênus, Minako (antiga Sailor V), que foi encontrada pelo outro gatinho falante que surge na saga, Artemis. Enquanto isso, a rainha Metallia frusta-se com os planos, pois, precisa do Cristal de Prata para comandar o universo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Sex 23 Jul 2010 - 0:02



Tudo isto ocorre porque, há muito tempo atrás, quando havia um reinado muito próspero na Lua, o Milênio de Prata, governado pela rainha Serenity, ele foi destruído pelo maligno poder do Dark Kingdom; destruindo também a Terra, já que a Lua era responsável pela paz dentro dela. O Dark Kingdom surgira através de um poder maligno que invejava a prosperidade da Lua, a rainha Metallia; este poder unira-se á rainha humana Beryl. Em meio a tudo, havia também a princesa da Lua, Serenity, que, ao apaixonar-se por um príncipe da Terra, Endimion(ou Endymion), vivia um amor proibido. Beryl era a conselheira de Endimion e o amava, mas tornou-se maligna ao perceber que seu amor não era correspondido. Enfim, o Dark Kingdom destruiu a Lua, a Terra, as quatro Sailors que protegiam a princesa, a própria princesa da Lua e seu príncipe; porém, a rainha conseguiu selar o mal, utilizando o poder do Cristal de Prata, um cristal com enormes poderes, guardado por ela, que os protegia de todo o perigo. Para compensar tudo, a rainha, sabendo que o poder do cristal seria capaz de reconstruir a Terra, fez todos os seus entes queridos ressuscitarem na Terra, mandando seus fiéis gatinhos Luna e Artemis, para poder despertá-los e fazê-los ter uma nova vida. E ela ao destruir o inimigo, acabou morrendo, transportando sua energia para o computador que controlava o reino. Por isso, quando o Dark Kingdom desperta novamente, os gatinhos precisam encontrar as Sailors, o Cristal de Prata e a Princesa da Lua, para que o mal possa ser detido novamente.

Voltando ao tempo presente, em meio à saga, descobre-se a verdade: o cavaleiro mascarado, na verdade é Mamouro, um garoto que sempre infernizava Usagi, tirando sarro de suas notas baixas. Mais uma descoberta: Usagi não era uma Sailor no mundo da Lua, mas sim, a própria Princesa da Lua, e Mamouro, o príncipe da Terra por quem ela se apaixonara. Além disso, os quatro comandantes que auxiliavam o Dark Kingdom, eram os antigos guardiões do príncipe, que haviam sido seduzidos pelo poder maligno de Metallia. Isto é descoberto quando Mamouro é raptado pelo inimigo, sofrendo, assim, uma lavagem cerebral.

Enfim, com todas essas descobertas, a saga vai chegando ao fim; o Cristal de Prata é encontrado (ele estava dentro da própria Sailor Moon), tornando-se posse das Sailors. Resta agora destruir o Dark Kingdom e salvar Mamouro.

É neste momento que as Sailors encontram Beryl e lutam contra ela. Sailor Vênus consegue destruí-la, utilizando uma espada que encontra no Reino da Lua. As Sailors, dias antes, conseguiram transportar-se para o Reino da Lua, onde encontraram uma imagem da Rainha Serenity, mãe de Usagi, que lhes contou toda a história da Lua e da Terra, além da espada que Vênus usava para proteger a princesa. Finalmente, após destruir Beryl, o dia da batalha final chega. Sailor Moon descobre que uma parte do cristal se encontrava dentro de Mamouro, e, por isso, ela é obrigada a matá-lo para recuperar o cristal. Por causa disso, ela se mata também. O cristal enfim desperta seu poder, e engloba os dois personagens dentro de si mesmo, protegendo-os. As outras Sailors não conseguem deter Metallia, que engole o cristal e os dois; fugindo, então, tristes pela princesa e Mamouro. Voltando para casa, Tóquio, elas decidem ir até a Lua. Enquanto isso, Usagi e Mamouro voltam à vida graças ao cristal, e conseguem sair de Metallia, recuperando-o. As Sailors, na Lua, cedem suas energias para a espada de Vênus, morrendo por isso. A espada, com o poder das Sailors, reflete a luz e o poder da Lua, unindo-se ao poder do cristal, quando Usagi ataca Metallia. A união das duas energias destrói, enfim, Metallia. O Milênio de Prata é reconstruído e as Sailors voltam à vida. Usagi decide viver ao lado de Mamouro, e, por isso, permanece na Terra. A saga, então, termina.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Sex 23 Jul 2010 - 0:06



Quanto à semiótica, a análise será do plano de conteúdo do manga; passando pelo níveis fundamental, narrativo e discursivo.

No nível fundamental, analisaremos a história englobando todas as personagens. A categoria fundamental baseia-se na contrariedade entre vida e morte. O quadrado semiótico apresenta as seguintes características: vida, morte, não vida e não morte. Para as guerreiras heroínas, Sailor Moon e Sailors Senshi, a vida é eufórica. Elas querem manter a sua própria vida, e a das pessoas que vivem na Terra. (Anexo 1). Para o seu inimigo, Dark Kingdom, cujo objetivo é destruir a Terra, a morte é eufórica; afinal, eles também precisam da energia das pessoas para despertar a rainha Metaria. Além disso, há outros elementos que confirmam o quadrado semiótico. A rainha Serenity, por exemplo, representa a não-morte. Ela não euforiza a vida como as Sailors, mas ela impede a morte, ou seja, impede que o Negaverso prossiga com seus planos. O Cristal de Prata, por outro lado, pode ser usado tanto pelo bem quanto pelo mal. Ele representa a vida e a morte ao mesmo tempo, ou seja, o complexo. (Anexo 1).

No início do manga, as Sailors estão em conjunção com a vida. Ou seja, elas estão em estado de relaxamento. O Dark Kingdom, entretanto, está em disjunção com a morte, o que os coloca em estado de retenção; seu objetivo é entrar em um estado de relaxamento. Para isso, devem sair do estado de retenção, passar pelo estado de contenção para, finalmente, chegarem ao estado desejado. As Sailors, ao contrário, apenas querem continuar em conjunção com a vida, ou seja, em estado de relaxamento. As Sailors estavam em um estado de continuação da continuação. O Dark Kingdom as coloca em um estado de parada da continuação, elas entram em estado tensivo, a contenção, e buscam a retomada da continuação da continuação. O Dark Kingdom, por outro lado, está em um estado de continuação da parada, e, no decorrer do manga, ao colocar seus planos e ações em prática, entra em um estado de parada da parada, ou melhor, distensão; colocando-se, assim, rumo ao seu objetivo, a conjunção com a morte, ou seja, a continuação da continuação. (Anexo 2).

Em relação às paixões, elas são movidas pela vontade de viver. O Dark Kingdom, por outro lado, é movido pela paixão do anseio, pois eles desejam entrar em conjunção com a morte, e, consequentemente, deixá-las em disjunção com a vida.
Em nível narrativo, as Sailors, ao início do manga, estão em conjunção com a vida, ou seja, sujeitos realizados. Com o surgimento do inimigo, Dark Kingdom, elas entram em estado de não-conjunção com a vida, ou seja, tornam-se sujeitos potencializados. Esse, então, torna-se o estado do ser dos sujeitos. Para voltarem ao estado inicial, os sujeitos devem realizar, portanto, um fazer.

No percurso da manipulação, há as seguintes manipulações: o querer-fazer e o dever-fazer. O sujeito que manipula as ações das heroínas é o Dark Kingdom, afinal, ele quem as coloca em disjunção com o objeto de valor vida, e desperta nelas os anseios e obrigações para que realizem a ação. Em ambos os casos, no querer-fazer e no dever-fazer, elas são manipuladas por um objeto, seja ele positivo ou negativo. No querer-fazer, elas são manipuladas por um objeto positivo, a vida; elas querem manter a vida, querem continuar vivendo, por isso, elas devem lutar, ou seja, uma manipulação através da tentação. No dever-fazer, elas são manipuladas por um objeto negativo, a morte; elas devem salvar a vida das pessoas, devem garantir que a vida continue existindo na Terra, e não a morte, ou seja, elas sofrem uma manipulação através da intimidação.

No percurso da ação são definidas duas ações: a aquisição de competência e a performance. No caso de Sailor Moon, a performance tem como objetivo entrar em conjunção com o objeto de valor, vida, através da destruição do inimigo, Dark Kingdom. Para isso, é necessário que elas tenham o poder e o saber. O poder representa o Cristal de Prata, que elas e o Dark Kingdom procuram. Mas, também, elas necessitam do saber. As Sailors precisam encontrar a Princesa da Lua, pois, somente a Princesa saberia como despertar o poder do Cristal e utilizá-lo contra o mal. Para conseguirem o poder e o saber, as Sailors precisam realizar a aquisição de competência.

A tentativa de aquisição de competência se dá durante todo o manga, mas somente ao final da saga é que elas realmente adquirem a competência necessária do saber e do poder. Tudo se realiza com um único objetivo, que enfim é alcançado: a Princesa da Lua, na verdade, se revela a própria Usagi, e o Cristal, até então perdido, encontrava-se dentro da própria Princesa e do seu amado, Mamouro. Além disso, o Cristal somente teria seu real poder demonstrado, com a ajuda das outras Sailors, ou seja, através do sacrifício de suas vidas, e esta ação representaria, ao fim, uma segunda aquisição de saber, juntamente com a descoberta da princesa. É importante lembrar que apesar de existirem duas ações para a aquisição do saber, o objetivo do saber é apenas um: utilizar corretamente todo o poder do Cristal. Isso explica porque, em primeiro momento elas falham, afinal, não possuem todo o saber necessário. Depois, porém, com a descoberta de que as quatro Sailors devem ceder suas próprias vidas ao Cristal, o saber, enfim, é alcançado, o que ocasiona, com o saber e o poder, a realização da performance. Esta ocorre durante a batalha final, enquanto elas lutam e destroem as rainhas Metaria e Beryl, e, conseqüentemente, todo o mal. Assim, elas conseguem realizar a ação necessária, ocorendo, em seguida, a sanção ou julgamento.

No percurso da sanção ou julgamento, pode-se dizer que elas são sancionadas positivamente. Elas conseguem realizar a sua missão, ou seja, elas destroem o inimigo Dark Kingdom, protegendo, assim, a Terra e a vida de todos. Elas, ao fim, como recompensa, entram em conjunção com o objeto de valor vida, pois, realizam a performance necessária: na batalha final, todas as Sailors morrem; mas, por terem realizado a performance, elas recebem uma segunda chance e voltam à vida. Elas realizam o que é e o que parece, ou seja, o verdadeiro. Enquanto que, o Dark Kingdom, não consegue realizar seu objetivo, entrar em conjunção com a morte, e, por isso, são sancionados negativamente, sendo destruídos. Eles realizam o que não é, e o que não parece, ou seja, o falso; diversificando, assim, o destino dos dois personagens.

No nível discursivo, antes de passarmos ao enfoque principal, ou seja, a personagem Usagi Tsukino (Sailor Moon), é necessário uma pequena introdução, comentando antes um pouco das outras Sailors, as Sailors Senshi, e a sua relação com Usagi. O tema que a autora aborda é a astrologia dos planetas, tendo alguma influência do horóscopo também, ou seja, dos signos zodiacais; afinal, cada um dos signos se relaciona a um dos planetas. A autora personifica cada um dos planetas em uma Sailor Senshi, suas características e personalidades. (Anexos 3 e 4). Todas elas se relacionam com Usagi, que representa a Lua e todas as suas incertezas. A Lua, em meio a todos os outros planetas é colocada como o núcleo da história. Usagi, com sua eterna indecisão é equilibrada pelas amigas, os outros planetas, que, assim como em seu sistema solar, mantém-se firmes ao seu destino, apoiando a amiga que, mais do que todas, nega sua responsabilidade. Sendo assim, a Lua vaga em meio aos outros planetas, diferenciando-se dos demais, da mesma forma que Usagi se relaciona em meio às amigas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Kisa
Moderador
Moderador


Sexo : Feminino
Mensagens : 1268
Escorpião
Idade : 31
Inscrição : 26/07/2010
Localização Localização : Acre da Região Sudeste

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Qua 28 Jul 2010 - 15:26

Nossa, há um tempo eu tinha visto esse artigo e estava procurando por ele D:

Serena, se der disponibilize o link de onde você encontrou, pode ser? *-*
Voltar ao Topo Ir em baixo
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Qua 28 Jul 2010 - 16:34

olha o link não existe mais eu posso mandar por email kisa
se quem que aos poucos eu voir ele todo aqui é imenso rs
ams eu te mando por email sim
eu tentei usar o link que consta no próprio trabalho mas o mesmo já espirou infelizmente
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Dom 19 Set 2010 - 11:04

Um último aspecto a ser abordado: a sexualidade. Sabe-se que a autora utiliza a sexualidade dentro do manga. As heroínas são apenas adolescentes com seus uniformes comuns, aparentando possuir uma vida normal. Como jovens adolescentes, elas não usam maquiagens, saltos ou qualquer outra utensílio de uma mulher. E nisso, a transformação em super heroínas, irão modificá-las. A partir do momento da transformação, elas se tornam jovens belas e sedutoras. Elas aparecem nuas, cobertas por luzes e raios coloridos. Todas utilizam sapatos com saltos ou botas, e Usagi tem suas unhas pintadas quando se transforma. Além disso, como o passar da série, quando elas recebem novos podres para se transformarem (como nas sagas seguintes), o batom também, durante a transformação, é colocado em seus lábios. Pode-se concluir que, não só os poderes demonstram que elas possuem uma vida dupla. A sua transformação também.

Elas são chamadas de “marinheiros”, por suas roupas se assemelharem, em alguns aspectos, com a roupa de um marinheiro. Porém, há mais do que isso. As roupas de marinheiros, nada mais são, do que as suas roupas de estudantes sexualizadas. No Japão, a roupa das estudantes é motivo de enorme fetiche entre os homens, o que explica o porquê da autora erotizar dessa maneira a roupa das heroínas. Além do que, a roupa não se limita apenas a isso: transformando as suas simples roupas em um uniforme sexy, a autora abrange a diferença existente entre as duas vidas que as heroínas levam dentro do manga, e como elas se relacionam através dela, uma delas normal, como uma adolescente, e a outra, sexualizada, representando as heroínas.

4- Sailor Moon (Usagi Tsukino)

Uma garota meiga, linda cheia de sonhos ultra-românticos e ao mesmo tempo uma garota enérgica, estabanada e nada doméstica. Alguém que sonha com seu príncipe encantado, tira péssimas notas na escola e não sabe nada de afazeres domésticos. Usagi é esta garota. Ela vive o antagonismo diário de todas as adolescentes ou até mesmo mulheres. O sonho com o garoto lindo, cavalheiro que lhe proteja. A busca constante dessa figura em todos os amigos que lhe cerca. Inclusive com o final irônico do manga em que a nossa heroína descobre o seu príncipe encantado no único homem que jamais projetou. Por essas e outras razões Usagi, serve na história como reflexo do comportamento feminino, inclusive vivendo seus antagonismos, no limiar das distintas posições, romantismo versus feminismo. Ao mesmo tempo em que Usagi luta por independência própria, estudando criando uma carreira, ela sonha com seu marido e filho para zelar. Sendo esta a realidade vivida pelas jovens, ao mesmo tempo em que batalham para a sustentação financeira e independência pessoal, desejam e necessitam de uma família para cuidar. O que não deixa de ser uma contradição social. Por estar neste intermédio de valores é que Usagi, inclusive se diferencia das demais guerreiras. Onde cada uma assume um lado definido da sociedade. Como a Ami Mizuno é independente e possui uma vida sem relacionamentos amorosos ou a personagem que faz contraposição com ela, a Minako Aino que só se preocupa com sua beleza e em arranjar namorado.

Usagi é diferente das demais garotas em quase todos os aspectos, ela é a Sailor Moon, personagem principal da história e é a mais desengonçada. Não possui nenhuma qualidade, destrambelhada, se quer guerrear consegue. Enquanto as demais garotas se esforçam para se tornarem grandes guerreiras, uma vez que entenderam a importância de manterem relaxadas na situação de euforia em seu estado patêmico, Usagi nunca lutou para manter essa euforia, porque ela jamais foi manipulada a lutar por essa razão. A tentação que a fazia lutar era conseguir atenção e contato com seu cavaleiro mascarado, portanto ela nunca esteve em relaxamento, já que Tuxedo Kamen também era o seu objeto de valor e ela não o possuía, ela estava em um estado tensivo. E por essa mesma razão é que ela se torna cada vez mais desesperada ao longo da saga para entrar em conjunção com este objeto.

Diante das outras heroínas até mesmo a analise fundamental da Sailor Moon é diferente. Usagi não se interessa pela preservação da vida ou negação da morte, a categoria semântica que melhor lhe cabe é transgressão x integração. Usagi não se integra com as demais guerreiras, assim como não se integra com as garotas de Tóquio. E por isso ela busca neste seu príncipe encantado a pessoa que lhe será capaz de completar. O que não deixa de ser a busca de toda adolescente. As garotas, especialmente na adolescência, não se enquadram totalmente nem com a família nem com as amigas e procuram em namorados utópicos a metade que irá lhe inteirar. Por essa mesma razão ao saber que Mamouro, o garoto estudante universitário com quem Usagi cruzava na rua, o mesmo arrogante que a chamava de “cara de lua cheia”, aquele com quem ela brigava todas as vezes que se encontrava, quis o destino que fosse exatamente este garoto o “príncipe encantado” de seus sonhos, literalmente. -Mamouro é a reencarnação do príncipe Endymion, namorado de Usagi em outra vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Dom 19 Set 2010 - 11:09



Nesse discurso levantamos o tema de que na verdade as garotas idealizam rapazes muito perfeitos para serem seus parceiros quando na verdade os garotos mais próximos do cotidiano são exatamente aquilo que de fato elas precisam. Para emoldurar nosso percurso figurativo, desgarramos na sintaxe discursiva do manga de Sailor Moon os principais temas utilizados para coincidir ao percurso temático final. O tema principal do manga é a exploração do inconsciente feminino. Para chegar ao tema final foi encaminhado por algumas tematizações da personagem principal – Sailor Moon – que inclusive é a personagem com maior profundidade psicológica. Dessa maneira se formos analisar somente os temas presentes em Usagi, já conseguimos demonstrar o percurso temático. Nela podemos dividir em duas tematizações básicas: espiritual e temporal. Dentro do percurso espiritual se encontram campos da mitologia, astrologia e lendas japonesas. E no temporal há criticas da sociedade japonesa. Vejamo-os:

Espiritual:

● As Lendas Japonesas. Começam pela tradução do nome da heroína Usagi Tsukino que quer dizer coelho da lua. Os japoneses acreditam, diferentemente dos ocidentais, que a imagem estampada na lua é de um coelho. Por isso a expressão “coelho da lua”, e para esta imagem criaram algumas lendas. Dentre as mais famosas estão estas duas lendas:

“Há muitos anos, uma deusa habitava na Terra e sem medir conseqüências ela desobedeceu às leis e como punição por isto, foi transformada em um coelho e enviada a Lua. Lá havia um palácio onde morava uma deusa, que adotou o coelhinho como mascote. E o coelhinho lhe era muito útil, pois possuía uma parcela de poderes mágicos, que utilizava para alertar os moradores do Palácio sobre invasões. Com um olhar tristonho, o coelhinho, olha para Terra todas as noites na esperança de receber perdão e retornar ao seu querido lar”.

Naoko Takeuchi, se utiliza dessa lenda como figurativização do reinado de prata, presente em seu manga. Na história Sailor Moon antes de reencarnar como Usagi Tsukino, ela havia sido uma princesa na lua no então chamado reinado de prata. O reinado foi destruído por um ataque de forças malignas em busca do poderoso cristal de prata. Mas esses ataques nunca teriam acontecido se a princesa da Lua não tivesse se apaixonado pelo príncipe da Terra, o príncipe Endymion.

A outra lenda existente, também conhecida como lenda do coelhinho da Lua narra a aventura de três animais de uma floresta que tiveram de abrigar e alimentar um ancião, já cansado e faminto. Porém o coelho foi o único que encontrou dificuldades em alimentar o velho, já que ele só sabia comer grama, mesmo assim, preocupado em ajudá-lo sacrificou-se, dando sua carne como comida. Deus admirado com o altruísmo do animal colocou-o na lua para que sua imagem servisse de exemplo do verdadeiro altruísmo para todos os povos.

Usagi no manga teve de se sacrificar no final da primeira saga, evocando o poder do cristal de prata para vencer definitivamente o poder de Metaria. Neste momento Sailor Moon como sujeito da ação, tem um dever-ser fechado no contrato fiduciário que ela possui juntamente com as outras garotas. E cumpre com este contrato ao se sacrificar para afirmar a vida no planeta Terra. Ao cumprir com seu trato, Usagi faz jus a figura do coelho da lua, sacrificando a si própria para salvar a Terra. No entanto durante a história do manga ela contradiz a lenda, sendo seu objeto de valor o Tuxedo Kamen, salvar o planeta e proteger o cristal de prata tornam-se fatores em segundo plano. A sensibilização do valor inscrito no Mamouro determina a modalização de Usagi perante a narrativa, gerando campos passionais. Ao atingir este estado, ela esquece do contrato fechado com as demais Sailors Senshi, ou melhor, ela não é manipulada à agir como as demais guerreiras e portanto renega qualquer sacrifício pessoal. Seu único objetivo é possuir seu “príncipe encantado”.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Dom 19 Set 2010 - 11:13



● Astrologia. Temos a Lua, planeta zodiacal com as seguintes características: não emite luz própria, apenas reflete o sol. Simboliza o tudo que é receptivo, passivo e subordinado. A Lua leva menos tempo que os demais planetas para dar uma volta completa no Zodíaco e por isso é associada a instabilidade. Análoga ao conceito de fertilidade e maternidade, emotividade e ligada ao inconsciente.

Usagi Tsukino, no início da obra se apaixona por Tuxedo Kamen e por Mamouro, (que até então ela desconhecia o fato de serem a mesma pessoa), mas a briga que ela tencionava com Mamouro a confundia demais e por vezes sua amiga brincavam com ela dizendo serem brigas de amor. Já desde este momento ela já se configura como garota confusa e sempre dividida no amor. Diante de todas essas características podemos dizer que realmente a inconstância apontada pela análise astrológica é inerente à Usagi. Sailor Moon é a perfeita anti-herói, pois ela é um desastre. Essa inconsciência e sonho feminino explícito por Usagi refletem ao mesmo tempo os sonhos das mulheres e também a ideologia imagética que seu planeta atribui sobre a sua vida. Além da impulsividade que a moveu em diversos atos a agir mais pela emotividade do que propriamente pela razão. Pondo em risco inclusive sua vida.



● A Mitologia Greco-Romana. Cria uma personagem chamada Lua, entre outros nomes: Selene, Diana, Ártemis etc. Há uma passagem mítica em que a Lua uniu-se ao pastor Endimião A união da Lua com o pastor Endimião é fator interessante, pois Endimião seria o nome dado ao príncipe da Terra Endymion no manga, que reencarnou no personagem Mamouro, amante de Usagi, é o enquadramento perfeito, a união total entre o mitológico e o manga.

Selene, sinônimo de Lua é por acaso o nome dado a Usagi na tradução ocidental, popularizado pela editora norte-americana como Serena. Depois, vem a imagem da semideusa Diana, para a mitologia romana, mas Ártemis para a mitologia grega. Só que Ártemis (na saga chamado Artemis) é o nome de outro personagem da história, o gatinho companheiro de Minako Aino (Sailor Vênus) e exatamente como a Luna, Artemis tem como missão guiar as heroínas e proteger a princesa lunar. Mesmo no manga, o nome da princesa lunar é Serenity que retoma a palavra Selene, ou seja todas as figuras que rondam Usagi se direcionam ao mito da Lua.

Temporal:

● Social. Numa sociedade como o Japão, uma garota que não estuda é realmente condenável. Suas péssimas notas, seu total desinteresse e má vontade em estudar. E mesmo como heroína, Usagi deixa muito a desejar. Grita, chora, sae correndo, mas não enfrenta o inimigo, não sem a ajudinha de suas companheiras, ou puxão de orelha da gata Luna, ou o grande apoio moral de Tuxedo Kamen. Além disso, ela não sabe cuidar dos afazeres domésticos, nem cozinhar, a grande contradição que existe é ela sonhar em ser okusan. Um termo japonês que designa a palavra esposa, mas religiosamente carrega também uma função social, ao pé da letra okusan, significa pessoa do fundo, pessoa que faz trabalho invisível, ou seja ela deve ficar de fundo para fazer brilhar seu marido, e é essa a função que Usagi demonstra almejar. Ao sonhar com seu herói mascarado, ao querer ser sua esposa ela na verdade sonha em servir seu marido, um desejo até ultrapassado para os perfis de mulheres do século XXI.

A inconsciência e a imaginação como elementos presentes na Sailor Moon é realmente característica inegável. A própria figura de Tuxedo Kamen representa o sonho feminino de um príncipe encantado que te proteja, que te guie, que te apóie, mas que não roube a sua cena de heroísmo. E essa fantasia feminina é transcrita na imagem do herói personificado por Mamouro, que além de ser perfeito no quesito atitudes é também muito lindo e resolvido em sua vida profissional. Que garota não desejaria ter este homem ao seu lado? Ou seja, Mamouro é na verdade é a pessoa do fundo que batalha pelo seu crescimento, para a sua exaltação, mas ele mesmo nunca se expõe, porque não pode apagar o brilho de sua amada. Quem de fato esta sendo okusan? Naoko inverteu as personagens: o homem no fundo a mulher à frente.

De modo geral, concluímos que, todos os pontos levantados: a lenda japonesa, a lua mitológica, a lua astrológica e a crítica social, levam a criar um perfil extremamente complexo de uma personagem que se define pela intertextualidade com diversas crenças e ciências do mundo. Ou seja, para uma criança, leiga em todos estes fenômenos, Usagi, não passará de uma menina “boboca”, mas para aqueles que sabem de todas estas referências o manga Sailor Moon passa a ser muito mais do que apenas um quadrinho para servir também como uma representação simbólica da mulher na sociedade. Os problemas femininos, os romances sobre a perspectiva da mulher e, sobretudo os valores sociais discutidos de altruísmo e ordem social necessária para se criar uma sociedade paradisíaca e perfeita. Por isso notamos a complexidade da personagem Usagi Tsukino que representa sozinha todos estes elementos no manga. Levantadas todas as figuras remetidas na personagem encerramos o percurso temático. A mulher caracterizada com todos os seus antagonismos sendo um dos alicerces necessários à sociedade é a primeira pincelada da tematização amplamente explorada por Naoko nesse manga. Fechando com as afirmações de determinados conceitos sociais. Um texto sempre reflete uma postura social, valores são afirmados e outros negados dentro do discurso. Em Sailor Moon, busca-se um mundo ideal, perfeito onde se afirma a vida e se nega a morte e a condição para alcançar a competência de viver em tal mundo é o altruísmo, e a única capaz de governar este paraíso é a mais imperfeita das mulheres.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, D.L.P de. (2001) Teoria do discurso. São Paulo: Humanitas.

LUYTEN, S.B.(2000). Manga o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo:

Hedra.

PIETROFORTE, A.V.S. (2004). Semiótica Visual os percursos do olhar. São

Paulo: Contexto.

_____(org.). A semiótica das paixões: introdução e desenvolvimento. SADI

(Grupo de Semiótica e Análise do Discurso). Apostila.

OKADA, M (1952) Bunmei no soozoo. Japão, Atami: Fundação Mokiti Okada.

_____(1996) Tengoku no Ishizue. Japão, Atami: Fundação Mokiti Okada.

TAKEUCHI, N. (2004) Sailor Moon. Japão: Kodancha.

WATANABE, T (2002) Portal da Nova Era. São Paulo: Fundação Mokiti Okada.

Dicionário de Mitologia Greco-Romana, (1976). São Paulo: Abril Cultura.

Enciclopédia de Astrologia, (1985). São Paulo: Nova Cultura.

Enciclopédia de Mitologia, São Paulo: Abril Cultura.

REFERÊNCIAS ELETRÔNICAS

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Serenity Eternal
Admin
Admin


Sexo : Feminino
Mensagens : 3468
Peixes
Idade : 36
Inscrição : 17/07/2010
Localização Localização : Valinhos

MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Dom 19 Set 2010 - 11:20

Sailor Senshis
Mercúrio:

A Sailor da comunicação e do intelecto. Assim como o deus Mercúrio, e seu signo, Virgem, é a mais séria, tímida e inteligente das Sailors. O deus Mercúrio tem influência, também, sobre seus poderes: ela possui um aparelho, semelhante à uma calculadora, para encontrar o inimigo. O planeta também a influencia: ela possui uma visão além das outras, por isso, usa um óculos especial, e o poder das águas, tal qual o azul planeta Mercúrio.

Marte:

Por ter o deus da guerra em seu nome, é uma Sailor de personalidade forte e briguenta. Mas, o signo de Áries lhe dá uma noção de maturidade e liderança únicas. É a mais adulta e sofisticada das Sailors. O planeta vermelho e o deus lhe concedem poderes ligado ao fogo, ligando seu temperamento agressivo aos seus poderes. Por ser mais a madura, possui uma espiritualidade muito desenvolvida, usada para lutar contra o mal, diferenciando-a das outras Sailors.

Júpiter:

Tem o deus Júpiter, o pai dos deuses, como seu protetor. Isso lhe confere uma personalidade preocupada e protetora em relação às amigas, características do deus. Por ser do signo de Sagitário, possui uma personalidade otimista, alegre, feminina e forte, união do poder do signo e do deus. Seus poderes são relacionados aos raios e trovões que o deus Júpiter dominava. O planeta Júpiter se relaciona com seu tamanho e força excessivos, e desproporcionais como mulher.

Vênus:

Assim como a deusa Vênus, é a mais bela e feminina das Sailors. Seus longos cabelos loiros, o corpo magro, belo, e os olhos claros, podem ser considerados,a própria Vênus. Além da beleza, é a mais simpática e divertida das Sailors. Seu signo, Libra, tem enorme influência sobre sua personalidade, romântica e sonhadora. Seus poderes são todos relacionados ao amor. Seu planeta representa sua personalidade e seus poderes; sendo ela a líder das Sailors.



Então amores, termino aqui a matéria. Espero que tenham gostado.

Grande beijo
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://smdimension.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Estudos Semióticos   Hoje à(s) 18:19

Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Estudos Semióticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Pensamentos Góticos
» Artistas asiáticos cantando em português~

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Sailor Moon Dimension :: Sailor Moon :: Mangá-